Só o brasil, tem 1075 casos confirmados de gripe suína.vejam aí o q diz o site do Jornal Hoje da Globo:
Vinte e três pessoas morreram, dez em São Paulo. Após o anúncio dos novos casos da doença aumentou, ainda mais, a procura nos postos de saúde e em hospitais.
um hospital público, recepção cheia, funcionários sem máscaras e muita gente preocupada.
“Meu filho tá gripado e meu outro rapaz também está aqui. A gente veio com medo da gripe”, diz Maria da Conceição da Silva, costureira.
Outra mulher trouxe os filhos com febre, mas preferiu esperar do lado de fora. “Fala que não é para ficar em lugar fechado, vim aqui fora com eles dois”, diz Lindomar Bezerra, doméstica.
No Paraná 1,4 milhão estudantes da rede estadual voltaram às aulas. E a pedido da Secretaria de Educação, receberam orientação sobre a nova gripe.
No Rio Grande do Sul, três cidades estão em situação de emergência. Em Porto Alegre médicos atendem em barracas pacientes com suspeita da doença e foi montado um container para dar informações e receber as pessoas.
Nos dois pólos montados para dar atendimento especial no Rio de Janeiro, o movimento foi grande.
Até agora foram registradas 23 mortes provocadas pela gripe suína em todo o Brasil. Onze no Rio Grande do Sul, dez em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma no Paraná.
No Rio Grande do Sul as mortes foram nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana, São Borja e Porto Alegre.
Em São Paulo quatro pessoas morreram na capital, três em Osasco, uma em Indaiatuba, uma em Botucatu e uma em Itapetininga, que estava à passeio na cidade. No Paraná, a mulher que morreu morava em São José da Boa Vista. E no Rio de Janeiro, a vítima era da capital.
Dos 23 mortos eram 13 homens e 10 mulheres. Três vítimas tinham menos de 15 anos.
Nove, tinham entre 16 e 30 anos. Oito, entre 31 e 45. E só duas tinham mais de 46.
A nova gripe é transmitida por um vírus: o H1N1. O vírus não anda, nem voa, mas está nas secreções. Quando uma pessoa espirra sem proteger o nariz e a boca, espalha essas pequenas gotinhas, com vírus.
A gente nem percebe, mas eles continuam vivos por algum tempo. E quando tocamos neles sai espalhando o vírus por aí. Por isso é que é importante proteger o nariz e a boca ao espirras e lavar bem as mãos.
“To evitando tomar café nos bares”, diz José Rui, corretor de imóveis.
Veja a notícia original, lá tem um vídeo sobre o assunto..
E clik aki pra ver o q o Ministro da Saúde dis sobre a grípe..
bjss
Nenhum comentário:
Postar um comentário